De Binah saem 50 portas e cada uma destas portas leva a uma Árvore da Vida, com outras 50 portas e assim ad infinitum, prefigurando que existem centenas de milhares de portas ou destinos que saem das linhas de nossas mãos. E tudo isto cruzado com outras histórias em milhares de portas, das vidas dos outros que passam por nós ou convivem conosco.
Nesta configuração, qual o destino traçado por D'us? E como alinhar vida com este destino divino?
Ninguém tem estas respostas, porque na grandeza desta Via Humana, D'us acabou de criar o mundo e o ser humano e milhares de portas e oportunidades se abriram.
Por qual porta você e eu devemos passar hoje? E amanhã?
Há uma história contada pelo escritor Franz Kafka na qual relata que havia uma porta através da qual um homem tentava habilmente passar. Ao longo da vida aproximou-se e afastou-se da porta, rechaçado por um guarda que o enxotava quando tentava romper o cerco. De jovem, envelheceu sem nunca conseguir o feito de cruzar aquela soleira.
Quando morreu, os anjos receberam-no e ele contou a sua história, das portas. E terminou afirmando, certamente outros conseguirão.
Os anjos olharam para ele e disseram que com a morte dele a porta seria fechada, pois ela havia sido construída especialmente para ele.
Não tenho interpretação para este signo e creio que cada um deve buscar o seu entendimento para colher e analisar os cascalhos jogados na areia, enquanto a imensidão do oceano permanecerá insondável diante de cada um de nós.