domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cabala e meditação

A Árvore da vida é um sistema de meditação muito antigo. A compreensão de seu esquema passa pelo entendimento das 32 Inteligências da Cabala que se perfazem nos 32 caminhos da Árvore da Vida. Na verdade, caminhos e inteligências funcionam de forma unificada e se apresentam à consciência através das 10 sephirots e dos 22 caminhos internos.


Por exemplo, se você estiver vivendo as experiências relacionadas ao caminho 11, ou seja necessita de explicações para acontecimentos que exigem sabedoria para alcançar clareza de espírito, você precisa perceber em si mesmo (a) a Inteligência do Fogo, para que delicadamente se afastem os véus que cobrem problemas e soluções. A Inteligência do Fogo pode germinar ante a ordem de todas as sementes. Ela simboliza o advento de uma noa percepção e ao entrar em contato com esta força interna, a pessoa vai progressivamnte adquirindo uma nova visão de mundo.

No livro 32 tipos de inteligência, de minha autoria, que foi publicado pela Record / Nova Era busquei apresentar as 32 inteligências Inteligências da Cabala que se perfazem nos 32 Caminhos da Árvore da Vida. Neste livro também busquei usar uma linguagem menos hermética.

Na verdade cada um de nós possui em si mesmo estas inteligências. Tocá-las e perceber a atuação de cada uma em nossa mente é tarefa daquele que assume sua posição como um estudante da Cabala.

Na verdade não é um estudo fácil, significa compromisso, interação, paciência e reconhecer o nosso papel na construção de uma sociedade mais justa, mais amorosa, mais comprometida com uma ética de responsabilidade.

Em outro livro que é um romance de ficção - O viés do acaso - busquei através de 17 histórias apresentar uma Cabala da vida, ou seja o quanto estamos "em interação" o tempo todo e o quanto na percepção destes elos que nos unem, é que se encontram as respostas para os problemas que enfrentamos.

A meditação na cabala requer compromisso com os propósitos mais altos da vida e acredite que você pode tecer o Novo Fio. Deixo então aqui com muito carinho para todos, o poema que escrevi especialmente para os estudantes da Cabala:

A CABALA DA VIDA

A verdade meu amigo não se espante,
É uma obra de Ariadne, em tênue fio
Toda Vida, todo tudo neste mundo
Está coeso, num mistério mais profundo,
E entender este desenho é o desafio.

Quem tece o fio de Ariadne que se esconde,
E serpenteia para além de nem sei onde?
Aprende agora que o que pensas ou o que fazes, é uma engrenagem,
Que arrasta a consciência em torvelinho
E cria a tudo num roteiro mais profundo
Que a tudo une, em aparente desalinho.

Transmutar a engrenagem com ciência?
É perceber que entre o caos e a coerência,
A vida cria tua vida deste fio.
Então vale a pena caminhar com mais cuidado,
Ao conceber um novo filme da história.
E que os anjos te concedam tal vitória!

E um dia....
Frente a frente à Grande Luz,
Guardadora dos portais do paraíso,
Certamente vais contar a tua história,
Computar aprendido e ensinado
E retornar, apagando da memória,
Retrocedendo os dez graus já declinados

2 comentários:

  1. olá regina, me interessei pelo seu livro Reengenharia do espírito, vc poderia mandar uma resenha pra mim?
    caso seja o que estou buscando , poderia comprar direto com vc?
    obrigado, marcelo c garcia
    mackcoi@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, enviei email para você com a resenha. Não tenho cópias do livro e ele está esgotado na Editora. Acredito que encontre em livrarias virtuais de livros usados. Abraço e obrigada pelas palavras.

      Excluir