terça-feira, 26 de outubro de 2010

O que é hetero-estima

A mente é social por natureza. O conceito de hetero-estima liga-se a esta misteriosa propriedade da mente de se desenvolver a partir da intersubjetividade, que precede à formação do sujeito, ou seja eu me torno um indivíduo, à medida que vou interagindo. A hetero-estima à anterior à auto-estima, pois se eu não aceito o outro, se eu não o respeito, se não tenho estima pelo próximo, jamais poderei ser eu mesma, perdendo de uma vez as maçãs douradas que estão nas mãos do outro que está a minha frente, seja ele um mendigo ou um rei.

Um comentário:

  1. Regina,
    Assisti tua entrevista com a Leda Nagle, no "Sem Censura". Fiquei encantada com a tua serenidade e a paz que transmites. Só hoje encontrei teu blog e, certamente, me tornarei uma fiel leitora.
    Parabéns e boa sorte.
    Dinorah

    ResponderExcluir