sábado, 29 de janeiro de 2011

Vigésima Inteligência da Cabala - Inteligência da Vontade - Motivação e Resiliência

   Esta Inteligência demonstra a existência Sabedoria Primordial.

Uma coisa importante a saber sobre as inteligências é que elas funcionam como órgãos em um corpo, ou seja cada uma ocupa um lugar e possui uma função específica.


A Inteligência da Vontade é a que impulsiona você. Suas aspirações, seus anseios, o que você pretende da vida tem a ver com esta Inteligência. Ela simboliza um salto de amor e fé. E é através desta inteligência que você passa do instinto da sobrevivência para a moralidade.

Aqui na Inteligência da Vontade, o amor não tem fronteiras e o preceito é o amor a si mesmo e o amor ao próximo. O ser humano seria incompleto sem os preceitos do amor da sabedoria primordial.

Se você está ansioso (a) ou se lhe faltam metas, você precisa entrar em contato com a inteligência da Vontade em você.

Esta é a primeira Inteligência da Trindade, pois a partir dela inicia-se a sua jornada material.

Todas as inteligências proporcionam competências e a esta Inteligência estão ligadas as seguintes competências: realismo e capacidade inventiva na vida prática; consciência da incapacidade de alcançar as verdades superiores pelo intelecto;  envolvimento com questões mais amplas, que ultrapassam o seu universo pessoal e a partir daí o advento de uma percepção melhor dos problemas; habilidade de fazer parte de um grupo e de aprender de forma conjunta; deduções cuidadosas e criatividade na solução de problemas; hetero-estima e habilidade em recuperar a auto-estima quando diminuída ou por vezes perdida; eficaz capacidade de resposta; mente concreta  e capacidade de enxergar e contextualizar as questões e situações; concentração, flexibilidade mental e rapidez de compreensão, calma e orientação frente a uma situação adversa.

Ao desenvolver a vontade o indivíduo desenvolve motivação e resiliência, que é outra competência fundamental para os nossos dias, no trabalho, na família em sociedade.

Resiliência é a habilidade que o indivíduo possui em saber lidar com "stress" e situações adversas, sem prejuízo de sua saúde física e mental e de seu equilíbrio interior. A pessoa resiliente verga, mas não quebra e consegue recuperar a confiança em si mesmo (a) e na vida, após vencer cada dificuldade e desafio. Quanto mais resiliente é a pessoa, maior  será o índice de imunidade em relação às enfermidades. Na cabala há um conceito sobre resiliência que assim se enuncia: "O Justo cai mas quando se levanta, levanta consigo a comunidade".

Entre em contato com a Vigésima Inteligência: Tenha em mente sempre a utopia de realizar o seu projeto de vida; Busque experimentar formas de relaxamento e meditação; pratique esportes para aumentar a saúde, a motivação e a disposição; busque ter um local onde possa rezar, meditar e relaxar para recuperar-se; amplie seus conhecimentos; leia mais; participe de uma rede de amigos e amigas; busque enfrentar com assertividade os problemas; ria de si mesmo.

Você pode demonstrar a existência da sabedoria primordial: busque dentro de você a motivação,  use a criatividade e a imaginação. Torne-se uma pessoa repleta de recursos na vida.

A Inteligência da Vontade clama por uma política de humanidade compartilhada, por uma ética menos vulnerável. Simboliza a vontade de investir na parceria, na fidelidade a uma causa mais ampla que consiste na responsabilidade moral pelo outro.

A Inteligência da Vontade voltada para si mesmo é um ato de impulso,  de se lançar no abismo para medir a sua profundidade. Voltada para o outro, para o amor ao próximo, devolve o ser humano a si mesmo, no ato indiscutível de criação da humanidade pela "Sabedoria Primordial"

Nenhum comentário:

Postar um comentário