A Décima Sexta Inteligência é a Inteligência Triunfante e é chamada de o caminho dos Justos - que, segundo a Tradição, aqui encontram a sabedoria - que faz aflorar sentidos desconhecidos da humanidade atualmente.
Mas quem é chamado de Justo? A que se compara um Justo? Na vida cada pessoa acumula no decorrer de sua vida, coisas boas e coisas ruins. Ninguém é perfeito. Pode-se dizer que Justo é aquele que está sempre investigando seu próprio ser, para selecionar e multiplicar o que acumulou de bom e deitar fora o que de ruim absorveu. O Justo está progressiva e permanentemente avaliando sua própria conduta; observando-se a si mesmo em relação com as outras pessoas, para mudar e também influenciar mudanças, com humildade e simplicidade, pois sabe que ninguém entra sozinho no Paraíso. Ele sabe que precisa do outro para crescer, evoluir espiritualmente e materialmente.
Esta Inteligência é chamada de Paraíso das Volúpias, porque uma outra chave aqui é a reforma profunda da sexualidade, que tal qual uma serpente, inicia uma subida - delicada e cuidadosa - em direção a algo mais profundo em si mesmo, pois o sexo é a ponta de um iceberg, cuja profundidade e extensão são inteiramente desconhecidas da humanidade - em nosso estágio atual de desenvolvimento mental e espiritual.
A Décima Sexta Inteligência é a Inteligência Triunfante e o Paraíso das Volúpias, como que antecipando o destino que nos envolve a todos, neste retorno triunfal ao Paraíso, como um lugar terreno, ao qual chegaremos se soubermos lidar com a criação, com a sexualidade, com os humores e as relações inter-afetivas.
..
Nenhum comentário:
Postar um comentário