quinta-feira, 23 de maio de 2013

OITAVA INTELIGÊNCIA DA CABALA - INTELIGÊNCIA PERFEITA

"O oitavo Caminho chama-se inteligência Absoluta ou perfeita, pois é instrumento do Primordial e não possui raízes com as quais possa penetrar e implantar-se, salvo nos lugares ocultos de Gedulah  (Geburah) , da qual emana sua essência característica".

Um entendimento interessante desta Inteligência remete à sua associação com a Parábola do Servo Vigilante e a Parábola da Candeia.

Vivemos ciclos progressivos e permanentes de mudanças paradigmáticas e se pensarmos, nenhuma mudança se faz repentinamente, pelo contrário, como diz Saramago, o destino leva tempo a decidir-se. Na Parábola do Servo Vigilante, da cultura cristã há um convite para que o indivíduo esteja sempre está atento, percebendo as mudanças, que de início imperceptíveis, se acumulam ao longo de uma trajetória, provocando um salto da vida. Aquele que está atento percebe as mudanças e tem tempo de se engajar ou se afastar.

A Inteligência Perfeita é a da atenção, da percepção, pois os novos paradigmas não surgem por acaso e ela é absoluta porque preenche a mente com uma clareza, que lidera, mobiliza, estimula a tudo e todos a volta.

O fato desta Inteligência se enraizar em Geburah, a Inteligência Radical,  simboliza a dinâmica da mudança, pois tudo muda e a chave aqui é fornecida pela Parábola da Candeia, que remete a compreensão, tolerância, assertividade, delicadeza, amorosidade, clareza, luz -  características fundamentais para que se desenvolvam a percepção do outro, de si mesmo e a atenção plena na vida e no contexto a nossa volta.

Para exercitar a Oitava Inteligência a recomendação é desenvolver uma atenção plena com tudo e todos a sua volta, percebendo os mínimos detalhes. Experimente diminuir o passo, nem muito depressa, nem muito devagar, olhe a tudo com um novo olhar e experimente uma forma de atuar mais atenta, sociável, amorosa, gentil.

Percepção, interpretação, atenção.Aqui, todo cuidado é pouco, pois tem-se que ter cuidado ao interpretar o que se está vendo ou vivendo, pois a Inteligência é Perfeita e não se pode interpretar de forma errônea a realidade que se nos apresenta. .

quinta-feira, 9 de maio de 2013

NONA INTELIGÊNCIA DA CABALA - INTELIGÊNCIA PURA

A Inteligência Pura prova e corrige o desenho de sua representação.

Na verdade, sem ser reducionista, tudo se resume a uma questão de gênero. Acontece que aqui - neste momento - estamos na esfera de Yesod e, se você está com pressa lembre-se, é hora de dar uma parada, pois o tempo exige esta delicadeza com a vida.

É aqui que você prova e corrige o desenho de sua vida, que se resume nas representações que você fez de tudo. E isto não se faz de qualquer maneira. É necessário paciência, perseverança, fé. Esta é a Inteligência da prova real, que nos preside na correção de nossas práticas e nos conduz a novas representações.

A Inteligência Pura representa o esforço consciente de dirigir a vida, de perceber as lacunas e corrigir os efeitos. Mas é um projeto progressivo e permanente de correção da vida.

Pode-se associar à Nona Inteligência da Cabala  o mito dos 12 trabalhos de Hércules - aquele da captura da corça. Este trabalho de Hércules diz que ele capturou a corça, prendeu-a no quartinho com um grande cadeado e quando - pela manhã - voltou para mostrar ao seu mestre o seu feito, viu que a corça não se encontrava mais aonde a havia colocado e sim corria solta pelos montes. O seu mestre então lhe disse:
______Hércules, é isto mesmo, tu tens que capturar a corça todos os dias.

A Ineligência Pura é para ser vivida, experienciada todos os dias, para que possamos corrigir as representações que fazemos, e de forma delicada, imprimir novos desenhos à nossa vida.







quarta-feira, 1 de maio de 2013

Décima Inteligência da Cabala - Inteligência Resplandecente

A Décima Inteligência  simboliza a luz que faz resplandecer a vida, que faz acontecer o sol todos os dias, denotando a função de cada elemento no universo. Tudo flui dentro de uma organização que faz resplandecer o todo. O ser  humano é parte deste organismo, mas muitas vezes não se dá conta desta dimensão de si mesmo. Vê-se como um ser independente, autônomo, mas sua autonomia representa um processo de intercâmbio no universo. 

Tudo está unido a tudo e cada organismo não é um sistema estático fechado ao mundo exterior, mas sim um processo de intercâmbio com o meio circunvizinho.

Esta Inteligência representa a dimensão do quanto somos seres relacionais e o quanto nossa inteligência se desenvolve na proximidade do outro. Trabalhando junto, cooperando, ganhamos inteligência e humanidade. 
Somos seres ecológicos, poeiras de estrelas, conectados a toda centelha do universo. O desrespeito ao meio ambiente tem implicações na nossa vida, pois uma ecologia profunda nos une ao próximo e a tudo a nossa volta.