quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

A Contadora de Histórias: A Ilusao e a Dança



Então a virgem terá prazer na dança,
E, juntos, os jovens e os velhos,
Converterei o seu luto em alegria, Consolá-los-ei, alegrá-los-ei depois dos sofrimentos, Alimentarei os sacerdotes com gordura,
E meu povo se saciará com os meus bens.
(Jeremias, 31:11)

Certa vez o Rabi Yakov sentou-se à porta do mercado e esperava os seus discípulos. Enquanto esperava, reparou no centro da praça, ainda vazio e as pessoas que entravam e saíam do mercado. Olhou seus rostos, uns alegres e outros crispados, olhou o céu e a terra, para buscar desvelar a distância entre o sagrado e o profano e viu o arco-íris, símbolo de aliança, de distância e de diversidade. Demorou-se ainda algum tempo esperando, até que os discípulos foram chegando e juntos dirigiram-se à gruta.
___Rabi, quando um de nós não pudermos mais participar da dança, o que acontecerá?
Diante da indagação, o Rabi Yakov olhou mais uma vez o arco-íris  e após o silêncio necessário a todas as respostas, disse:
___ Mas o que significa a dança? Significa a união, o compartilhamento. Significa o silêncio e o diálogo, significa que quando o companheiro  já não pode mais andar, alguém deve dar o primeiro passo na dança, quando não puder falar, que o amigo fale por ele, quando não puder mais cantar, que o amigo cante por ele, quando não puder mais rezar, que alguém reze por ele. Neste dia, tomando-o  ao colo, deve fazer da dança o momento de partilha, de colaboração e de solidariedade, não deixando de fora nenhum dos convidados. Fazendo assim, não permite que o amigo fique no erro.
Todos ficaram em silèncio e o Rabi Yakov retirou-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário