terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Cabala dos Antepassados - É importante reverenciar os antepassados antes de estudarmos as Inteligências 20 - 19 e 18 - A Trindade da Cabala

Antes de mais nada quero dizer que a Trindade não é uma estrutura cristã, povos como os persas, os egipcios já estudavam os mistérios a partir de formações trinitárias.

_________________________________________________

Então....o que significa a Cabala dos antepassados? Para entender o símbolo cito Newton que deixou uma frase sobre o significado do seus estudos: "Se eu enxerguei mais longe é que estive sobre ombros de gigantes". Aproveitemos esta frase para entender a Cabala dos Antepassados.    
   
Cada pessoa tem a sua Cabala de antepassados.Cada pessoa nasce de ramos que se cruzam, unificando  a tudo e a todos no cadinho da vida, num dos mais misteriosos processos, ao mesmo tempo espiritual e material, cujo símbolo é a concepção.

A Cabala dos antepassados é unificadora,  então, imagine este processo como uma subida por uma escada humana onde os seres viabilizam a sua passagem, por  portas que se abrem para recebê-lo (a). Há uma vontade espiritual (Vigésima Inteligência) que engendra caminhos e é por eles engendrada. Não temos a linguagem nem o conhecimento para interpretar o segredo deste mistério (Décima Nona inteligência). Somos crianças pegando conchas que o mar joga na praia, enquanto a imensidão do oceano permanece nas sombras, insondável (Décima Oitava inteligência).


A Cabala tem como símbolo a Árvore da Vida e uma de suas metáforas é a escada, através da qual você subiu, até tocar Kether, a Coroa mais alta. Kether é o local mais alto da Árvore da Vida, lá onde você e Deus são um só. E é lá que você é concebido (a); é lá que se dá o casamento alquímico entre a vontade de conceber e  a vontade de nascer; é neste local misterioso que se deflagram os insondáveis e sucessivos  nascimentos espirituais e materiais - o humano nascido dos antepassados e renascido de si mesmo. 

Ao subir pela Cabala dos antepassados, cujos ramos se unificam para concebê-lo (a), Cada uma das  Sephirots lhe dá uma Inteligência e você chega a Kether como pura luz!


Na descida de Kether a Malkhut,  ou seja da luz para a matéria, você completa dentro de você sua Cabala pessoal com os 32 caminhos da Árvore da Vida  e as 32 Inteligências.

Seus antepassados estão representados em você, em cada célula  do seu corpo. Agradeça a eles. Ao descer e chegar a Malkhut, na Terra, cada homem e cada mulher tem que descobrir os fios do acaso que  os ligam a tudo e a todos e descer e subir pelas escadas de si mesmo, até que tenha aprendido a lição guardada em cada um dos 32 caminhos de sua Cabala pessoal, parte da Cabala dos antepassados, que foi o útero de onde você nasceu.

Obs: Nas 3 próximas sextas-feiras vamos estudar a Vigésima, Décima nona e Décima oitava inteligências - as quais eu denomino de A Trindade da Cabala - Vontade, Segredo, Sombra - Revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário