Esta é a Inteligência que agrada aos que a buscam e que influi por suas bênçãos sobre todas as existências.
As bênçãos de que trata a Vigésima Primeira Inteligência são as palavras e ao entrar em contato com esta inteligência a pessoa aprende a dar significado ao que diz, falando baixo, falando menos e aproveitando cada som que emite na construção de novas idéias, de uma nova ética e de novos desafios.
A palavra é construtora de caminhos, incentinva, corrige, estimula. Aqui se aprende a falar e a ouvir; e a essência de toda esta experiência é a linguagem. A forma e o conteúdo que usamos ao nos dirigirmos às pessoas liga-se à Vigësima Primeira Inteligência e é com ela que você aprende a pensar antes de falar. E acaba falando menos...
É chamada de caminho do Revolucionário, porque é muito difícil tomar consciência de si mesmo e prestar atenção ao processo de comunicação que se estabelece, influenciando por suas bênçãos a tudo e a todos que estão a sua volta.
A proposta da Vigésima Primeira inteligência é que sejamos um candelabro, espelhando o que achamos que temos: bondade, compreensão, respeito, amor, paciência. A partir de uma ética compartilhada que influencia a todos para uma nova conduta, se estabelece uma autonomia progressiva, comprometida com uma linguagem assertiva e mais amorosa, que fortalece o grupo.
Para um empreendimento de tal envergadura, requer-se amplo empenho pessoal, firmeza de propósito e paciência, para que cada um se transforme a partir de si mesmo, em interação com o outro.
Aqui é válida a frase: "Deus me guiou a partir de meus próprios passos e hoje sou o que fui, o que sou e o que serei, pois há uma luta permanente entre a treva e a luz dentro de mim e só com uma consciência renovada posso ser Eu mesmo (a) - uma bênção para todos".
Aqui temos um trabalho importante a fazer: ganhar consciência sobre nossa voz, sobre a palavra, prestar muita atenção à linguagem que usamos no dia a dia. E aqui se requer autodomínio e acreditem não é um trabalho fácil.
Para tanto proponho a quem queira desenvolver a Vigésima Primeira Inteligência um exercício para esta semana para testar a sua autonomia:
"A partir de agora e durante uma semana, ao atravesssar uma porta - do quarto, da sala, da casa, do trabalho, do carro - diminua o passo, tome consciência de si, de quem você é. Se for falar com alguém, use uma linguagem assertiva e gentil, pois a palavra pode mudar vidas".
Lembre-se de que você nao pode se esquecer esta semana deste exercício, pois ao fazê-lo significa que se esqueceu de si mesmo. Portanto, anote as experiências, sejam quais forem. E anote em que grau - de 0 a 5 - você está, no uso da Vigésima Primeira Inteligência?
Mas lembre-se: recomeçar a cada dia com o propósito renovado é que agrada aos que a buscam, o que influi por suas bênçãos sobre todas as existências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário