domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Décima Sétima Inteligência da Cabala – Inteligência Dispositiva - O Espírito se renova todos os dias

Esta Inteligência é a balança fiel do conhecimento tácito, ou seja do conhecimento incorporado.  É através de suas práticas que o  indivíduo dispõe de sua vida, toma decisões e faz escolhas. Ao final, sua vida é o retrato fiel não do que ele sabe, mas do que ele faz com o que sabe.  É através desta Inteligência que o Espírito se renova, todos os dias.


Na verdade cada uma das Inteligências funciona como um órgão que processa o que recebe, ao mesmo tempo que é afluente de outra Inteligência. Assim quando uma Inteligência se renova, todas se renovam, pela multiplicação das influências.

A Décima Sétima Inteligência motiva para fazer as escolhas, ela é o impulso da tomada de decisão, e é a balança fiel do nível espiritual em que a pessoa se encontra, e de nada adianta o conhecimento que se tem, se não se incorpora o saber às práticas individuais.

A Inteligência Dispositiva chama a atenção para a importância de saber decidir, mas tem como pano de fundo que a pessoa deve alinhar suas práticas e decisões a um conhecimento mais profundo da vida.

Interrogue-se sempre, não decida de qualquer maneira, pense nos envolvidos; pense nos seus sonhos e lembre-se: cada escolha muda o futuro e muda o presente, pois nada está fixado.

A Inteligência dispositiva é o farol ético dentro de você, apontando sempre para as escolhas com base em uma percepção de conjunto. Sua mensagem é: Você constrói o futuro todos os dias. portanto esteja sempre atento (a) e aja de forma firme e gentil ao decidir. Decida de forma mais ampla, não só a partir de seus interesses pessoais, mas indo mais longe e abarcando o sentido do interesse do bem comum.

A Inteligência Dezessete da Cabala anuncia um novo Espírito todos os dias, porque nós somos co-responsáveis pela criação da vida, através de nossas decisões. Misteriosamente é como se dependesse de nós 50% de tudo o que está para ocorrer no mundo.

é como no verso de Fernando Pessoa:

A verdade, se ela existe,
Ver-se-á que só consiste,
Na procura da verdade.
Porque a vida? É só metade!

o Espírito de que fala a Décima Sétima inteligência se renova por várias razões: crianças nascem; pessoas morrem; decisões são tomadas e mudam os rumos da nossa vida e da vida de muitos. Da próxima vez que lidar com a Inteligência 17, disponha-se e  decida  com base em uma percepção de conjunto. Avalie as implicações e reflexos de suas decisões hoje, amanhã e muito depois.  Mas decida com firmeza e gentileza, pois o nascimento de um novo Espírito na vida, também depende de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário