quinta-feira, 17 de março de 2011

A Décima Quarta Inteligência - Inteligência Iluminativa

A Décima Quarta Inteligência é o fundamento da santidade, é o caminho do aperfeiçoamento. Aqui neste caminho o ensinamento é: sempre podemos fazer melhor de cada vez, a cada dia. Santo é todo ser humano que se aperfeiçoa.

Os mestres ensinaram que Cada dia é um novo começo e que Isto requer a compreensão que, em qualquer situação pode-se aprender coisas novas e implementar novas soluções, pois sempre há o que observar, aprender e fazer. 

A Décima Quarta Inteligência  nos ensina a observar, a verificar o que fizemos, a  observar se há algo diferente no contexto, se alguma coisa mudou. Ensina a voltar para ver se esquecemos de algo. Nos ensina a refazer caminhos, a retornar por onde viemos e ver se esquecemos alguma coisa ou de alguém. Ensina a rever a alimentação, o sedentarismo, a rever posturas, atitudes.

Esta Inteligência conclama a fazer sempre uma revisão abrangente da própria vida, das ações, exige simplicidade e sabedoria, solitude, introspecção e reflexão, exige que se esteja conectado o tempo todo, com tudo, com todos.

A partir do uso da Décima Quarta Inteligência aprendemos a fazer uma reflexão progressiva e constante sobre os problemas, sobre o que nos incomoda, sobre o que nos faz sofrer, e aprendemos a reconhecer problemas e as soluções que devem ser implementados em nossa vida. A meditação sobre esta Inteligência fornece os princípios que vão nortear nossas ações, o que será fundamental para estabelecer uma hierarquia de coisas que devemos resolver.

A Décima Quarta inteligência  nos ajuda a avaliar corretamente as questões, para que não fiquemos à mercê de problemas. Entrando em contato com ela aprendemos que o que é importante deve nos envolver por completo, mas o que não é, deve ser resolvido com sabedoria, com calma, para que não fiquemos enredados em situações que certamente podem ser resolvidas. Esta Inteligência nos dá este filtro.

Um ponto importante nesta Inteligência: Preste atenção aos seus sonhos, pois muitas vezes a Décima Quarta Inteligência fala conosco utilizando a linguagem dos sonhos.

E outra coisa: Planeje o que deve ser feito durante a semana e faça; promova, delicadamente e progressivamente as mudanças necessárias, prepare-se. E como diz Cecília Meireles "só o que está morto não muda".

Nenhum comentário:

Postar um comentário