O ser humano é poeira de estrela e trouxe em si mesmo um tesouro a ser progressivamente revelado. Trouxe o segredo de sua origem, de sua jornada cósmica.
Este segredo está guardado na segunda inteligência, que traz o universo até o ser humano, dando-lhe a capacidade de entender, de perceber o que está oculto, velado. Esta inteligência dá-nos uma consciência ampliada das questões, uma capacidade de ver, ouvir, falar e entrar em contato com a preciosa herança que temos dentro de nós.
Ver, ouvir, falar e perceber são verbos muito importantes na compreensão do processo de crescimento moral e espiritual de que trata esta Inteligência. O ser humano tem de aprender a lidar com situações de tensão, lidar consigo mesmo, conhecer as limitações, reconhecer no outro e em si mesmo as fraquezas e os talentos. Tudo isto é parte do conhecimento que se adquire ao lidar com esta inteligência. Mas para aprender temos que progressivamente parar com o diálogo improdutivo, o falar por falar.
O conhecimento desta Liderança propicia atuar a partir da compreensão do verdadeiro significado do silêncio, que é relacionar-se com atenção e alegria, numa conversa animada, buscando adquirir um olhar, uma fala e um ouvido atentos e sensíveis e uma profunda percepção de si mesmo, do outro, do contexto e das entrelinhas com que se lida. Se soubermos usar esta inteligência teremos acesso a um manancial de ensinamentos que fazem parte da cultura de todos os povos.
Feche os olhos e entre em contato com toda esta riqueza que está no seu corpo, na sua pele, na sua mente, no seu espírito, à sua volta. E lembre-se: Em algum ponto desta jornada planetária da humanidade, você entrou no jogo e tenha a certeza de que a segunda inteligência pode leva-lo a descobrir-se, num processo progressivo e permanente de autoconhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário