segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Subida - A Trigésima Primeira Inteligência da Cabala - Inteligência Perpétua



Na Cabala as Inteligências operam em níveis profundos do inconsciente e se manifestam nas circunstâncias imediatas,  atraídas pelos eventos a nossa volta. As Inteligências são como órgãos do corpo espiritual, cada uma tem um papel mas atuam em função de um todo.  Em termos de liderança a 31ª. Inteligência representa o nível de controle emocional – o nosso nível de resiliência.
O nosso elemento espiritual  que entra em ação quando estamos diante da raiva, da ira, do descontrole é a 31ª. Inteligência – Inteligência Perpétua - e existem dois símbolos que expressam a missão desta Inteligência de nos conduzir pelas sendas do controle emocional. : o mito bíblico da progressiva e permanente luta do Anjo com Jacó  e Clinámen, que simboliza o desvio imprevisível cuja representação é a queda aleatória dos átomos, que no choque entre si, mudam suas trajetórias.  
Na luta com o Anjo Jacó muda o nome para Israel e tem início uma nova história de vida e na verdade todos somos ao mesmo tempo, o Anjo e Jacó e somos clinámens uns dos outros, para o crescimento moral da humanidade. Na verdade há um clinámen entre Jacó e o Anjo.

A Inteligência Perpétua - Caminho 31 da Cabala – representa um devir permanente, pois nascemos de novo, todos os dias, mais uma vez. E se ontem ou hoje erramos, falhamos, ou seja nosso nível de resiliência foi muito baixo, devemos nos preparar com um novo ânimo, pois a vida nos apresentará novas possibilidades de aprender a lidar com o controle emocional. Razão e fé são fundamentais e para lidar com a Inteligência Perpétua é fundamental confiar em si mesmo, no outro e na espiritualidade que a tudo envolve e que opera milagres em cada um de nós e a nossa volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário