sábado, 30 de novembro de 2013

A Cabala e o feminino

Uma das muitas maneiras de estudar o feminino na Cabala nos é fornecida  por Binah e por  Netzah. Binah é a mãe da fé, é a criadora da fé, a fonte de onde emana a fé. Netzah, tal qual Kether chama-se Inteligência Oculta, é o esplendor refulgente das virtudes intelectuais percebidas  pelas contemplações da fé.

Em cima como está embaixo, Netzah - Inteligência Oculta - representa a Glória de D'us, habitando com o ser humano em seu exílio. Em nosso corpo, Netzah é a Ancestral e D'us - a Inteligência Oculta - se apresenta como "Aquele que foi; Aquele que é e Aquele que será", o feminino em eterno devir através da Vida. Em Netzah somos o coletivo e carregamos uma profusão de idéias; em Hod somos o indivíduo, que através do intelecto e da fé dá ordem ao caos.

Os símbolos do feminino em Netzah são  as deusas gregas, Diana, Perséfone, Afrodite. Na tradição judáica é  Shekihan, a luz divina, que enxuga as lágrimas de seus filhos e mora conosco em nosso exílio e é também na tradição cristã Maria, a Mãe de D'us.

Enfim...cada um na esfera de Hod continue daqui, a contemplar com os olhos do intelecto a beleza do feminino da Ancestralidade. No entanto é bom frisar, que só juntos em Netzah poderemos evocar a fé que nos levará a intuir a força do feminino em nós e o seu papel na vida, em Malkhut.




Nenhum comentário:

Postar um comentário