segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O Bem e o Mal na Cabala

O bem e o mal na Cabala são captados de forma truncada pela humanidade, pois estamos crescendo moral e espiritualmente e não enxergamos D'us face a face. Recebemos o que nos permitimos receber. O que podemos receber. No entanto podemos evoluir e a cada degrau captar a habilidade divina de avaliar e de expressar julgamento com mais sabedoria.
Assim é que em Kether há energia pura sem forma ainda. Mas de Hochmah  a Geburah somos o espírito que enxergamos de D'us.
Em Hochmah conseguimos captar e receber a energia divina; que em Binah toma uma forma, enraiza-se a partir de uma de suas 50 portas, que não é um número técnico, mas mágico.
Em Chesed, esta energia é carregada de amor, sabedoria, paz; enquanto que em Geburah somam-se a todo fenômeno espiritual as energias do rigor, do medo, do dogmatismo.
Em Tipharet centro da Alma, o espírito torna-se inconsútil e somos o que somos, no nível  em que estamos, a partir da porta que escolhemos.
As sephirots Netzah, Hod, Yesod e Malkhut formam a mente social e é com este equipamento bio-social humano que faremos o Bem ou o Mal, que avaliaremos, que decidiremos o destino, de acordo com o que captamos – de forma turvada – da energia divina em Hochmah.
Na Bíblia está escrito, sobre o Bem e o Mal em D'us:
Embora não me conheças, eu te cinjo, (...),
Eu sou Yahweh e não há nenhum outro,
Eu formo a luz e crio as trevas, asseguro o bem estar e crio a desgraça (Que D'us nos proteja)
Sim, eu Yahweh, faço tudo isto (Isaías, 45: 6,7).

Mas no nível de consciência bio-social em que estamos - em Netzah -  nossos julgamentos são falhos. Esta grandeza - relatada acima -  recebida do Espírito de D'us se torna uma força perigosa, incontrolável e interpretada de forma errônea  à serviço do ego e dos desejos em Yesod, torna-nos em Malkhut, indivíduos que não aceitam interpretações diferentes dos fatos. Nossas verdades são únicas e constroem o mundo que está aí. E se este mundo não nos agrada, talvez fosse importante uma revisão espiritual em extensão e profundidade.
Mas  em Hod somos Construtores da vida e atentos podemos desenvolver  uma nova forma de SER e é por este motivo que se ensina em Salmos 18:26:
Com o fiel tu és fiel,
Com o íntegro és íntegro,
Puro com quem é puro,
Mas com o perverso te mostras indomável, (...)

Doravante, diante da vida e aprendendo em Hod a ser, "sede prudente como as serpentes, e sem malícia como as pombas" (Mateus, 10:16). Pois estás como ovelhas entre lobos, não para sofrer ou morrer, mas para cooperar com o Grande Artífice na Obra. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário