O bem e o mal na Cabala são captados de forma truncada pela humanidade, pois estamos crescendo moral e espiritualmente e não enxergamos D'us face a face. Recebemos o que nos permitimos receber. O que podemos receber. No entanto podemos evoluir e a cada degrau captar a habilidade divina de avaliar e de expressar julgamento com mais sabedoria.
Assim é que em Kether há energia pura sem forma ainda.
Mas de Hochmah a Geburah somos o
espírito que enxergamos de D'us.
Em Hochmah conseguimos captar e receber a
energia divina; que em Binah toma uma forma, enraiza-se a
partir de uma de suas 50 portas, que não é um número técnico, mas mágico.
Em Chesed,
esta energia é carregada de amor, sabedoria, paz; enquanto que em Geburah somam-se a todo fenômeno
espiritual as energias do rigor, do medo, do dogmatismo.
Em Tipharet centro da Alma, o espírito
torna-se inconsútil e somos o que somos, no nível em que estamos, a
partir da porta que escolhemos.
As sephirots Netzah,
Hod, Yesod e Malkhut formam a
mente social e é com este equipamento bio-social humano que faremos o Bem ou o
Mal, que avaliaremos, que decidiremos o destino, de acordo com o que captamos – de forma turvada – da energia divina em Hochmah.
Na Bíblia está escrito, sobre o Bem e o Mal em
D'us:
Embora não me
conheças, eu te cinjo, (...),
Eu sou
Yahweh e não há nenhum outro,
Eu formo a
luz e crio as trevas, asseguro o bem estar e crio a desgraça (Que D'us nos
proteja),
Sim, eu
Yahweh, faço tudo isto (Isaías, 45: 6,7).
Mas no nível de consciência bio-social em que estamos - em Netzah - nossos julgamentos são
falhos. Esta grandeza - relatada acima - recebida do Espírito de D'us se
torna uma força perigosa, incontrolável e interpretada de forma errônea à
serviço do ego e dos desejos em Yesod,
torna-nos em Malkhut,
indivíduos que não aceitam interpretações diferentes dos fatos. Nossas verdades
são únicas e constroem o mundo que está aí. E se este mundo não nos agrada,
talvez fosse importante uma revisão espiritual em extensão e profundidade.
Mas em Hod somos Construtores da vida e atentos podemos desenvolver uma nova forma de SER e é por este
motivo que se ensina em Salmos 18:26:
Com o fiel
tu és fiel,
Com o
íntegro és íntegro,
Puro com
quem é puro,
Mas com o
perverso te mostras indomável, (...)
Doravante, diante da vida e aprendendo em Hod a ser, "sede prudente como as
serpentes, e sem malícia como as pombas" (Mateus, 10:16). Pois estás como ovelhas entre
lobos, não para sofrer ou morrer, mas para cooperar com o Grande Artífice na Obra.
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