sábado, 30 de abril de 2011

A Nona Inteligência da Cabala - É a Inteligência Pura - A inteligência que prova e corrige

A Inteligência Pura é a inteligência dos opostos, que nos levará a indagações quando da escolha de  caminhos que divergem um do outro e frente aos quais não podemos cruzar os braços e simplesmente deixar passar. Guiados pela Inteligência Pura vamos perceber que há uma sincronicidade entre eventos e Inteligência e que na tomada de decisão pelo caminho, seguiremos por sendas que transformarão  nossa vida. A escolha é nossa, mas o roteiro e a produção são elaborados de forma conjunta. O segredo é aprender a interagir, aprender a não perder o foco, a não se deixar abater e perder o controle. Aqui o ensinamento é aprender a decidir em tempo de crise.

A questão é que quando não sabemos usar a Nona Inteligência da Cabala, estaremos diante de uma esfinge que nos levará certamente ao que precisamos aprender. Aqui você está diante da Inteligência Pura, também chamada por alguns cabalistas de a inteligência da "prova dos nove".

Como fazer? Aprender. E como nosso aprender e saber estão  mergulhados numa cultura que nos foi imposta, resta-nos humildemente "aprender a aprender". Como? Ouvindo, lendo, interagindo com sabedoria e respeito, meditando, atuando humildemente diante da vida como um Aprendiz de Magia.

Dois caminhos divergiam em um bosque amarelo,
E fiquei muito tempo observando, até onde a vista alcançava.
E me decidi por um deles.
Eu digo isso porque um dia estive diante de dois caminhos,
E escolhi um deles,
E isto fez toda a diferença...
(Paráfrase de um poema do poeta inglês Robert Frost : "O caminho não trilhado")

Como descobrir o caminho correto? O que fazer? Como fazer?

Há um ditado árabe que diz:
"Duas são as coisas mais perigosas do caminho: a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade? .

Como agir então, se não sabemos a piori se estamos sendo lentos ou apressados?  Só há um jeito:  estarmos sempre prontos, preparados,  para seguir adiante , sem olhar para trás. Aqui reside a sabedoria popular que diz: Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje".

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Que inteligência preciso trabalhar hoje? Uma pedagogia lúdica na Cabala

No livro 32 Tipos de Inteligência apresentei um material para meditação dos  Tipos de Inteligência da Cabala. Na verdade o livro envolve uma pedagogia lúdica, para trazer a Cabala para um aspecto que envolve o lazer. Lembrem-se de que Míriam, a irmã de Moisés dançava para D'us e ao invés de rezar, tocava o seu pandeiro...


O livro, editado pela Record/Nova Era, apresenta 32 cartas com um resumo das 32 Inteligências da Cabala. As cartas, simbolicamente, representam elementos fundamentais de abstração e busquei usar uma Pedagogia onde se pudesse utilizar o lúdico como elo espiritual com D'us, tendo a sincronicidade Yunguiana como pano de fundo. 


O aspecto lúdico é que a partir de uma brincadeira com a cartas cada um possa em todo o trajeto, fazer um trabalho sobre si mesmo, estudar e ao mesmo tempo praticar o lazer,  atendendo ao chamado deste milênio que diz que qualquer que seja a tarefa em que a pessoa esteja envolvida, ela deve integrar trabalho, estudo e lazer.


Quanto ao aspecto da sincronicidade, há um mistério que junta espírito, psiquê e eventos próprios à natureza da pessoa: cada carta que a pessoa tira do maço tem um profundo significado e ligação com o seu próprio mundo.

Convido a todos a fazerem o estudo da cabala a partir desta pedagogia lúdica dos 32 Tipos de Inteligência e acrescentarem à experiência  o que está sendo apresentado aqui no Blog. 

O caminho da pedagogia da Cabala passa pelo ditado oriental que diz: Se D'Ele não se puder rir, não é o Tao".


Há um pensamento cabalista que diz que o caminho que liga o ser humano a D'us passa por 3 estágios ou pontes, nesta ordem: ser alegre, amar e servir. Por este motivo se diz que se o seu amigo está triste, tome-o no colo e dance com ele. Só assim ele poderá em seguida completar o caminho e chegar a D'us. É preciso desvelar o que está contido nesta metáfora.


Grande abraço a todos os meus leitores. Até sábado postarei sobre a Nona inteligência da Cabala.


Regina Moraes

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Décima Inteligência da Cabala - É a Inteligência do Capital Social - A inteligência que resplandece na capacidade de viver junto

A Décima Inteligência  ilumina e sustenta o mundo, denotando o papel de cada um em fazer valer o todo em cada decisão, sem perder a noção de que estamos operando com a luz do Anjo de D'us, o Anjo Rafael. 


Atuar, descompromissadamente com o contexto, propicia que a luz fique velada e como Rafael significa D'us é cura, as correntes de vida ficam bloqueadas, estagnadas e nesse compasso estaremos à mercê de algo que não conhecemos, não dominamos e com o que, certamente  não queremos e não devemos compartilhar. 


O símbolo de Rafael é a serpente. A serpente evolutiva é o símbolo da Árvore da Vida. O símbolo da medicina é a serpente. Devemos meditar profundamente diante destes aspectos simbólicos e nos permitirmos  transformar nossa participação em meio aos grupos dos quais somos parte. É urgente revermos nossas práticas e nossos princípios, pois a cura está na forma e conteúdo da nossa articipação nas Redes Sociais. Este é o verdadeiro capital social, que está em suas mãos, em nossas mãos. Somos salvaguardas deste capital, que se convertido a nosso favor e em favor de todos pode nos livrar e nos curar. 


Ao desenvolver esta Inteligência, o indivíduo percebe o valor e o peso de suas ações em meio ao grupo e se vê como artéria de um órgão e como parte de um organismo maior chamado universo. Ele se assusta com esta descoberta e sente o peso da responsabilidade sobre os seus ombros, e  pensa nos versos do poeta Manoel Bandeira:



Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios 

provam apenas que a vida prossegue 
e nem todos se libertaram ainda. 


Por tudo isto esta Inteligência traz uma certa vulnerabilidade ao grupo e ao indivíduo porque um é o reflexo do outro. Mas este sentimento precisa ir aos poucos sendo substituído por liderança  e então mais uma vez a chave de acesso aqui é aprender a aprender (experimentar a perspectiva do outro para entender o mundo, por exemplo) e aprender a viver junto.

terça-feira, 12 de abril de 2011

A Décima Primeira Inteligência da Cabala - É a Inteligência ante a ordem de todas as sementes

O texto cabalístico da 11a. Inteligência da Cabala fala da inteligência ante a ordem de todas as sementes. Isto significa que temos uma bagagem espiritual; que a partir de nosso conhecimento vamos atrair as experiências que nosso ser requer para a sua evolução, mas  que podemos ultrapassar o conhecimento e nos lançarmos como setas iluminadas em direção a algo inteiramente novo, que envolve o mundo..


Como fazer isso? 


Esta jornada requer uma série de habilidades que são acionadas a partir das relações que travamos com os outros, a partir de uma Ética de responsabilidade que nos levará a agir com base em princípios e práticas que devem sempre ser revistos e que se embasam em uma espiritualidade superior dia a dia buscada e renovada. É claro que esta atitude, este comportamenteo de auto-crítica não é simples, nem fácil, pois exige, simplicidade, autonomia e amor.


Cada gesto, cada palavra e cada ação conta e sempre podemos nos libertar da trama que nos envolve e que nos leva às experiências que não queremos mais viver. A rede de relações será fundamental, mas não podemos cair em suas teias. antes temos que ter autonomia para não nos deixarmos prender, mas contribuirmos para o nosso crescimento espiritual e de todos que fazem parte do nosso campo social.


O outro é nosso recurso e somos recurso de muitos. Temos que saber usar a inteligência que   nos habilita a ir além da ordem de todas as sementes. Como descortinar estes véus?


É um mistério que cada um terá que descobrir, na relação com o outro.


Há uma dimensão psíquica na natureza, uma mente mais ampla e a mente é apenas uma parte da Mente mais ampla, ou seja a mente humana é imanente ao sistema social global e à ecologia planetária que alguns chamam de "Deus". 


Podemos ir além do conhecimento e nos deixarmos envolver pela inteligência da ecologia planetária: A Inteligência que se coloca ante a ordem de todas as mentes e sementes: A Décima Primeira Inteligência.

terça-feira, 5 de abril de 2011

A Décima Segunda Inteligência da Cabala - É a Inteligência da luz - o lugar de onde vem as visões

A Décima Segunda inteligência é um recurso muito importante para o ser humano, pois ela é a Inteligência da Imaginação. 


Albert Einstein dizia que  "a imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo."


Entrar em contato com a Décima Segunda Inteligência significa ter acesso à fonte da imaginação, à fonte da criatividade. Este é um caminho que exige percepção, observação, atenção, disciplina. E tudo isso é realizado em meio ao mundo, à interação, ao diálogo, dando valor a tudo o que se faz e valorizando todas as pessoas.  


Pode-se dizer que é o caminho da meditação ativa, de viver a magia de se descobrir o que se procurava, em meio ao cotidiano. É o caminho da confiança, que exige uma atenção máxima com o que se está fazendo, pois aqui não cabem divagações, nem sonhos, nem tristezas, nem angústias. É aprender a ser assertivo, limpar a  mente e ficar com a alma plena de confiança na vida e em D'us. A partir deste estágio de simplicidade a pessoa começa a deixar que as criações fluam através de si e passa a ser um canal de receptividade com o mundo da imaginação, de onde se tiram muitas soluções para os problemas que se enfrenta.


Sabe aquela charge da lâmpada acesa sobre a cabeça da pessoa? Pode-se associar esta imagem à Décima Segunda Inteligência da Cabala, pois ela é a luz que surge na mente, quando a pessoa se deixa envolver pela fé.


Esta Inteligência é o instrumento do qual precisamos quando estamos sem direção na nossa vida, sem saber para onde ir, o que fazer. neste momento devemos saber que temos um manancial de luz dentro de nós, um verdadeiro tesouro de criatividade.


Cada Inteligência nos dá um dom e esta nos fornece a habilidade de ver, de perceber, de ler nas entrelinhas. Fornece-nos a visão. No entanto o mistério aqui reside no fato de que é na relação com a vida, com os outros que vamos operar esta magia. É fazendo as nossas tarefas, que  iremos além de nós mesmos. É através de nossos próprios passos, pois D'eus nos guiará através de nós mesmos. 


Devemos valorizar o dia dos pequenos trabalhos, porque é através de nosso dia a dia, do cotidiano, do corriqueiro, que vamos nos deparar com a mais alta representação da vida em nós mesmos. 


Outras inteligências estão relacionadas à meditação, à oração, ao silêncio, aqui não. Na Décima segunda Inteligência você deve ser um só com aquilo que está fazendo. Isto significa que no momento deve canalizar a atenção para o que está fazendo, pois é o trabalho mais importante. Deve se dedicar a ouvir quem está na sua frente, porque ela é a pessoa mais importante do mundo. 


Faça tudo com grande atenção, pois a Décima segunda Inteligência ensina que os grandes tesouros estão guardados nas dobras do que se está fazendo naquele momento. Então seja cuidadoso com o que faz, não faça de qualquer modo, nem qualquer coisa, pois é através do seu próprio ser, do seu próprio fazer, do seu próprio saber, que você você vai ter  as respostas que procura e elas virão até você, sem que você saiba como. Pois a Imaginação é mais importante do que o conhecimento,  ela envolve o mundo.