sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Sexta Inteligência da Cabala - É a Inteligência Mediadora - Cada um passa pelas transformações do seu jeito. Não há erro

 Lewis Carrol  - Alice no País das Maravilhas - O conselho de uma Lagarta
______________________________
"Metáfora" proposta para a Sexta Inteligência: Cada um passa por Tipharet do seu jeito. Uns como Alice, outros como Lagarta. Quem ousará dizer quem está certo?  As  percepções do processo pessoal e alheio são  distintas, mas é aqui  que, sem sombra de dúvidas, haverá a multiplicação dos influxos. Então devemos aprender uns com os outros: É tempo de sermos Alice-Lagarta ou   Lagarta-Alice.

A Lagarta e Alice olharam-se por algum tempo em silêncio. Por fim a Lagarta tirou o narguilé  da boca  e dirigiu-se à Alice com uma voz lânguida e sonolenta. 
Quem é você? , disse a Lagarta.
Não era um começo de conversa muito estimulante.  Alice respondeu tímida: "Eu...eu...no momento não sei, minha senhora...pelo menos sei quem eu era quando me levantei hoje de manhã, mas acho que devo ter mudado várias vezes, desde então".
O que você quer dizer, disse a Lagarta. Explique-se!
"Acho que infelizmente não posso me explicar, minha senhora, disse Alice, "porque já não sou eu, entende"?
"Nào entendo", disse a Lagarta. 
"Receio não poder me expressar mais claramente", respondeu Alice muito polida, "pois  para começo de conversa,não entendo a mim mesma. Ter muitos tamanhos num mesmo dia, é muito confuso".  
"Não é" , disse a Lagarta.
"Bem, talvez ainda não pense assim.", disse Alice. "Mas quando se transformar numa crisálida  -  o que vai acontecer um dia, sabe  -  e depois disso numa borboleta, acho que vai se sentir um pouco esquisita,  não  acha."
"Nem um pouco", disse a Lagarta? "Bem, talvez seus sentimentos sejam diferentes", disse Alice. "O que eu sei é que eu iria me sentir esquisita".
"Você!" , disse a Lagarta com desdém.  "Quem é você?"
O que as levou de volta ao começo da conversa.
(...) Alice virou-se e foi embora.
"Não perca as estribeiras", disse a Lagarta.



(...) Depois de uns dois minutos, a Lagarta tirou o narguilé da boca (...) desceu do cogumelo e saiu arrastando-se pela grama, apenas observando, enquanto falava: 
"Um lado fará você crescer e outro fará você diminuir".
"Um lado do que"? , o outro lado do que? , pensou Alice consigo mesma.  
 "Do cogomelo" , disse a Lagarta

Nenhum comentário:

Postar um comentário