terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A Quarta Inteligência - Inteligência Receptiva ou Inteligência Coesiva

A quarta Inteligência  é o potencial de realização. Representa a semente. E o que você vê na semente? Vê por exemplo um bosque florido e ouve os pássaros e vê os homens e mulheres trabalhando e vê também que algumas sementes do caminho são levadas para outros lugares distantes por aves e pessoas e que a partir deste êxodo,  novas cidades nascem e você vê as ferrovias, os hospitais, os templos e escolas que são construídos a partir de toda esta possibilidade. E porque viu tudo isto resolve investir em algum projeto ou lugar porque percebeu a vida oculta em uma pequena semente.

Assim é Chesed, dentro de nós e a nossa volta, mas a Quarta Inteligência não significa ilusão ou visões delirantes, antes simboliza a capacidade de enxergar nas entrelenhas dos contextos para atuar com sabedoria, atento às interações, atento às ações.

Esta Inteligência é chamada de Receptiva porque devemos perceber a tudo a nossa volta, com delicadeza e atuar a partir desta percepção, com sabedoria e simplicidade. É chamada também de Coesiva porque ela tem este poder de ver o todo, fruto da parte, fruto das partes, juntando-as, de forma inconsútil.

A Quarta Inteligência adianta-se no tempo e percebe o conteúdo da semente. Mas não devemos nos enganar, pois  aqui  lida-se com a ilusão e é preciso compreender o ensinamento desta inteligência: O poder da fé guia o espírito para as realizações e se deve compreender que tudo é um símbolo.


As imagens (o que se vê, o que se percebe, o que se sente)  não são verdades, são símbolos, fontes de inspiração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário