A Quinta Inteligência simboliza a luta, a capacidade de não aceitar um comportamento ou uma atitude que se mostram injustos. Simboliza a inteligencia, a forma estratégica de extirpar o que está errado. Simboliza a resistência, a coragem, a determinação.
Quando somos pacientes demais, "bonzinhos" demais, é porque não atendemos ao clamor da Quinta Inteligência e vamos deixando para lá, o que é um erro, pois as consequências podem ser muito ruins, agora ou adiante no tempo. Temos que inteligentemente trabalhar com as duas forças - a generosidade da Quarta Inteligência e a severidade da Quinta Inteligência - de forma assertiva, delicada, mas sem fraqueza ou bondade em excesso.
A Quinta Inteligência (justiça, temor, medo) é, no universo interior, a força indomável que junto com a Quarta inteligência (amor) leva a termo as realizações, as interações, as relações. Temos que inspirar as pessoas a nossa volta, e isto exige que, pela nossa atuação, as pessoas sintam que emanamos amor e que esperamos respeito.
Deve haver sempre um equilíbrio delicado entre respeito e amor, pois ambos são importantes espiritual e materialmente e devem inspirar as relações. Devemos passar autoridade, severidade pelo que fazemos e esperar consideração e se isto não vem, temos que investigar que tipo de comportamento em nós está minando o nosso trabalho e atuar de forma a extirpar tal comportamento. temos que mudar, para que a realidade a nossa volta mude.
A misericórdia em Chesed ou Gedulah - na Quarta Inteligência - e o Rigor, coragem e resolução em Geburah - na Quinta Inteligência trazem o equilíbrio ao universo interior, pois o ritmo é o princípio vital. Aprender com delicadeza acerca destas forças, é um ensinamento fundamental para expressarmos o que há de melhor em nossa natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário