A Cabala do dia a dia tem como símbolos a reflexao, a Ética, o comportamento, as práticas.
A Ética assemelha-se à Cabala porque tanto uma como outra envolvem processos cognitivos, uma vez que em seus domínios há sempre um questionamento sobre o sentido que damos ao que fazemos. Tanto num campo como no outro, faz-se uma reflexão sobre as consequências dos próprios atos e das ações dos outros, tendo como parâmetros os princípios e os valores do bem comum. Ser ético ou ser uma cabalista é sempre medir as consequências do que se faz, tendo como medida de balisamento o bem comum..
A diferença entre moral e ética é que a ética não se vê, pois são reflexões, pensamentos. Já a moral é o aspecto prático da ética, que se revela no comportamento, nas práticas individuais e coletivas, nas atitudes.
Ser Cabalista é dar sentido e direção ao que se faz, sempre medindo as consequências das próprias ações. E como a Ética não é uma ilha, observar o dia a dia nos leva a perceber os novos sentidos que estão surgindo e os novos parâmetros que deverão estar presentes ao se medir as consequências do que fazemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário